Timochenko, em lágrimas, saúda "os heróis da Ucrânia"

A opositora Iulia Timochenko foi recebida em triunfo na praça da Independência em Kiev. De cadeira de rodas, a antiga primeira-ministra e heroína da revolução Laranja de 2004, saudou os "heróis da Ucrânia".
Publicado a
Atualizado a

Libertada poucas horas antes Timoschenko afirmou à saída da prisão "a ditadura caiu". Condenada em 2011,Timochenko cumpria uma pena de sete anos de prisão por abuso de poder.

"Vocês são heróis, vocês são os melhores da Ucrânia!", lançou Timochenko em lágrimas e sentada numa cadeira de rodas.

A ex-primeira-ministra acrescentou ainda: "Não reconheci Kiev, com os carros queimados, as barricadas, mas é uma outra Ucrânia, a Ucrânia dos homens livres". O seu retrato em formato gigante continua no centro da praça da independência, ocupada há três meses pela oposição ao Presidente Viktor Ianukovich.

Iulia Timochenko, 53 anos, é um dos símbolos da Revolução Laranja em 2004 e opositora de Ianukovitch, tendo há poucos dias pedido que o Presidente ucraniano fosse julgado pelos atos de violência desta semana.

A libertação ocorreu depois do Parlamento ter aprovado uma lei que revogou o artigo à luz do qual Timochenko foi condenada. Este era um momento já aguardado, pois enquanto Ianukovitch discursava, as agências russas anunciaram que o responsável da cadeia onde Iulia Timochenko se encontrava, antes de ser transferida para a clínica onde estava a receber tratamento, chegara ao edifício, protegido por importantes medidas de segurança.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt